Centro Cultural da Juventude
Inaugurado em 27 de março de 2006, o Centro Cultural da Juventude – CCJ, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude paulistana.
São 8.000 metros quadrados de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, Internet Livre em banda larga, laboratório de idiomas, laboratório de pesquisas, estúdio para gravações musicais, ilhas de edição de vídeo e de áudio, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência.
Cinco são os objetivos institucionais do CCJ:
I. promover atividades culturais e estimular a produção artística;
II. produzir e divulgar informações de interesse dos jovens;
III. ampliar a formação, o conhecimento, as oportunidades e as habilidades que auxiliem na inserção social dos jovens;
IV. criar alternativas de lazer e convívio;
V. articular-se com entidades e instituições ligadas à cultura e ao universo da juventude, bem como integrar e apoiar iniciativas locais.
Para a consecução de seus objetivos, o CCJ elaborou uma Programação composta por 10 Programas que, juntos, promovem 31 Projetos. Estes, por sua vez, são estruturados sobre três eixos, sendo eles:
a. O acesso a uma programação elaborada e contratada por seus gestores;
b. A oferta de seus espaços e recursos para a produção artística e cultural dos jovens;
c. A reflexão sobre a pertinência e a qualidade das iniciativas – públicas ou privadas – voltadas para o público jovem.
Por meio de seus programas e projetos culturais gratuitos, os jovens se reconhecem como sujeitos de direitos, ampliam seus repertórios e, assim, podem realizar escolhas com maior autonomia.
Site oficial: https://escuta.estudiolivre.org






